Uma Visão Geral

O início do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) ocorreu a partir da criação do Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica e Eletroanalítica (LAPEE) na Universidade São Francisco (USF), Campus de Bragança Paulista, em 2006 e de sua transferência para o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no segundo semestre de 2009, coincidindo com o início das atividades de docência, pesquisa e formação de recursos humanos (orientações) do Prof. Marcos Lanza na USP.

Inicialmente, o LAPEE foi instalado de forma provisória no Edifício Q4 do IQSC, localizado na Área I do Campus de São Carlos, e no início de 2013 foi efetivada a sua transferência definitiva para o recém construído Edifício de Química Ambiental do IQSC na Área II do Campus de São Carlos da USP. Durante esse período, a equipe de pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação cresceu e se fortaleceu, atingindo a massa crítica, em termos de recursos humanos qualificados, necessária para o estabelecimento de um Grupo de Pesquisa apoiado institucionalmente pela USP. E assim o LAPEE se transformava no Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) do Instituto de Química de São Carlos da USP. Importante ressaltar que desde o seu início o GPEA tem contado com o apoio financeiro das principais Agências Governamentais de Fomento à Pesquisa (FAPESP, CNPq e Capes), tanto em à concessão de Auxílios à Pesquisa quanto ao de bolsas de estudo em diferentes níveis (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

Oficialmente, o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) foi criado, institucionalmente,em 11 de julho de 2012 junto à Comissão de Pesquisa do IQSC, sendo posteriormente credenciado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e tendo o Prof. Dr. Marcos Lanza como o seu coordenador.
Atualmente, o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) está instalado no Edifício de Química Ambiental do IQSC na Área II do Campus de São Carlos da USP (“Campus II”), situado à Av. João Dagnone, 1.100 (Jd. Sta. Angelina), São Carlos, SP.